Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

O valor do sol no Alentejo

Mäyjo, 23.11.14


Campos vastos de painéis solares gigantes, grandes como casas, inclinam-se para o sol neste pedaço tórrido da Península Ibérica.” É assim a Amareleja descrita pela ‘Associated Press’ (AP) em notícia sobre o campo de painéis solares em construção na freguesia alentejana. Quando estiver completa, perto do final do ano, será “a maior do Mundo”, refere ainda a agência noticiosa norte-americana, que mais adiante elogia o empenho português na produção energética por meios ecológicos. “No final do ano passado, a energia proveniente de fontes renováveis ascendia a mais de 40% da electricidade consumida em Portugal”, afirma a AP, acrescentado que se espera criar 10 mil postos de trabalho nos projectos de energias renováveis. “Isto são boas notícias neste país descontraído que, na viragem do século, descobriu que é um país analógico numa era digital.” Esta é parte em que se dá conta do que todos conhecemos: que o nosso PIB já teve melhores dias, que temos um desemprego elevado, acima dos 8% e que “Portugal não conseguiu acompanhar a evolução de um mundo em mudança.”

O projecto da Amareleja é composto por “mais de 2500 painéis solares azuis”, que estão a ser montados numa área equivalente a “aproximadamente 350 campos de futebol” junto a uma localidade de “cerca de 3000 habitantes, situada num dos pontos mais quentes da Europa”. Com um projecto tão ambicioso como este, chega-nos um cheiro bem-vindo daquele futuro que queremos tornar presente naquilo que tem de melhor: qualidade de vida.

Domingo 30/03/08